Blog

 

Como sair da estagnação em tempos de crise? 5 dicas

amor equilíbrio hábitos mentalidade positiva mindset mudar a vida planejamento transformação Oct 23, 2023

Em tempos de tantas notícias ruins (mais que o habitual), guerras, previsões catastróficas para o futuro, discursos de ódio, como manter o foco na sua vida e evitar a estagnação mental e nos seus planos? 

Como podemos buscar o equilíbrio quando tudo ao nosso redor parece caótico ou estagnado?

Primeiramente, quero reiterar que esse sentimento de incerteza e frustração diante dos acontecimentos causa em todos nós uma certa insegurança e pensamentos de desânimo, como se ‘o mal sempre vencesse’. Porém, o mundo sempre teve seus desafios e, embora nunca devamos normalizar a falta de paz e o sofrimento, precisamos fazer a nossa parte para melhorar o máximo possível e focar em nossos planos, com fé que tudo eventualmente passa. 

Não é fácil, mas comecemos com resiliência em nossa vontade de discernir o que realmente importa nesse momento, em viver intencionalmente com qualidade de vida para então começarmos a trilhar no caminho que nos leva a gradualmente superar estagnação e desânimo.

Querer algo diferente do 'status quo' é o inicio para transcender bloqueios e transformar-se!

 

Portanto, você não está sozinho nesse sentimento de estagnação.

 

5 dicas de abordagem para transformar estagnação em ação:

 

Imagem de Robert Balog por Pixabay 

 

1) Escreva qual situação que está lhe frustrando. E não vale dizer: “tudo na minha vida”. Seja específico e escreva qual situação você considera estagnada, desde quando e qual era sua expectativa de progresso inicialmente.

2) Identifique dois fatores internos (pessoais), e dois fatores externos, fora do seu controle, que estão perpetuando esta situação (e sensação) de estagnação.

Fatores internos podem estar relacionados a tudo, desde transtornos de saúde mental (depressão, ansiedade crônica), a sua mentalidade sobre sua capacidade de realização e o que você considera sucesso, até uma percepção distorcida da realidade e de seu potencial como pessoa para alcançar seus objetivos.

Seja honesta(o) consigo mesma(o) para não se deixar levar pelas “pequenas histórias” que você cria em sua mente antes de se dar a chance de se ‘transformar’ para sair da estagnação.

Os fatores externos podem variar desde a falta de recursos imediatos até ao uso excessivo das redes sociais, leitura excessiva das catástrofes diariamente e o convívio com pessoas que não a(o) apoiam em sua jornada.

3) Identifique os principais hábitos e mentalidade/mindset que estão contribuindo para a manutenção dos fatores internos e externos, que perpetuam a sua estagnação, de acordo com o que você listou no item anterior.

Agora identifique quais hábitos e mentalidades opostas poderiam quebrar esse padrão de estagnação. Pense em como incorporar esses novos elementos em sua vida de forma sistemática e intencionalmente. Essa nova atitude, irá ajudar a ressignificar os elementos que contribuem para sua estagnação em direção a um estilo de vida e mentalidade que redirecione seus planos e objetivos para alcançar o que voce realmente deseja e merece.

4) Faça um planejamento para 90 dias, em que hajam tarefas (correlacionadas) a serem feitas diariamente, semanalmente e mensalmente para substituir hábitos e mentalidade, que não mais lhe servem, por outros que você ja definiu e que sejam construtivos na direção do seu *propósito (*a razão primordial que lhe move a seguir esses planos e atingir os objetivos).

Nesse planejamento também indique os recursos materiais e humanos que precisa, além do tipo de informação e talentos que precisa desenvolver ou contratar para ajuda-la(o). E coloque prazos bem definidos.

Esse tipo de planejamento, traz clareza aos seus objetivos pois alavanca o seu sonho de um desejo apenas, uma ‘ideia’ abstrata para um projeto sério de ressignificação de vida, com possibilidade concreta de resultados.

5) Tenha um propósito firme naquilo que deseja alcançar e aja de forma intencional no que fizer e pensar, no seu dia a dia para que tenha a sensação de que sua vida, aos poucos, está se desenvolvendo e caminhando de alguma forma. 

Seus planos podem não se concretizar no ritmo que você gostaria ou do jeito que sonhou, mas seja flexível com seu planejamento e reavalie quando for necessário para redirecionar o que precisa. Você não precisa comprometer seu propósito, mas tenha visão e discernimento para saber quando precisa ‘recalibrar sua bússola’, reavaliar os planos e processos para não desanimar ou estagnar novamente.

 

Abordagens adicionais:

 

Sugiro também a meditação e uma prática espiritual que transcenda o mundo como o conhecemos. E não me refiro necessariamente a seguir uma religião ou crença, mas buscar uma conexão com algo inspirador e positivo que seja maior que você.

Medite intencionalmente – todas as formas de meditação são eficazes para aquietar a sua mente e trazer-lhe tranquilidade. Isso também ajuda muito na sua intuição e na saúde mental e emocional que você precisa para passar da estagnação à ação, independentemente das circunstâncias da sua vida e do mundo.

Busque Comunidades que lhe apoiem, que tenham objetivos e práticas semelhantes, alem de ajuda profissional se preciso (terapias, coaches, professores, mentores)

Essas 5 abordagens podem ajudá-lo a criar uma base para que você possa navegar pelos desafios da vida com mais calma e tomar decisões e ações mais eficazes para conseguir o que procura.

Deixe seus comentários :)

E se desejar siga-me no IG: @drasigliadiniz e no Youtube: @drasigliadiniz.

Photo credits: Erik McLean - unsplash.com