Blog da Siglia

- Transformar para Vencer -

Novos Artigos toda Sexta-Feira

Você se sente um ‘influencer’/influenciador?

Influencer/influenciador virou uma palavra da moda. É um termo geralmente ligado às mídias sociais e principalmente com aqueles que tem fama ou uma grande quantidade de seguidores ou uma ‘lista’ grande de e-mails.

Portanto, quanto mais popular a pessoa for nas mídias e conforme sua apresentação de conteúdo (e opinião) potencialmente terá mais influência. E isso resulta em ‘tendências’, levando até à mudanças na cultura.

Isso pode ser bom ou muito ruim, dependendo da qualidade dessa influência.

Partindo dessa premissa, acho interessante referirmos no seguinte: 

1) quem merece sua atenção na mídia? como você se deixa influenciar?

2) qual a qualidade da sua influência em sua vida, nos que estão à sua volta, e no seu mundo?

Sim! A influência - literalmente - que temos diante de grupos e...

Continue Reading...

Aprender com o passado: como usar essa experiência para uma mais vida próspera?

 

Pare 1 minuto e lembre do seu passado, voltando até onde você se lembra. Pensar no passado traz boas lembranças? Ou isso a deixa triste, ressentida e até com raiva? E as amizades e amores antigos, e a época de faculdade?

A forma como você percebe o seu passado e como isso a impactou tem uma influência enorme na forma como você se percebe hoje, a sua autoidentidade (o que inclui sua autoestima) e a perspectiva que tem do mundo em geral. 

Se você sentir dor com esse seu passado, busque conhecer em que ele lhe aflige, procure ajuda se precisar mas faça as pazes com sua história pois é essa trajetória que life deu a oportunidade de aprender e então ser quem você se tornou e as inúmeras possibilidades do que você pode ainda se tornar (pois a qualquer momento podemos mudar o rumo do nosso destino, não é mesmo?).

Honrar o seu passado, tem...

Continue Reading...

Me sinto sozinha: o que fazer se a vida mudou e você não sabe mais quem é?

 

Cerca de 95% de quem somos na meia-idade é uma série de programas subconscientes que se tornaram automáticos - como dirigir um carro, escovar os dentes ou comer demais quando estamos estressados."

 ~Dr. Joe Dispenza

 

Segundo a Psicologia e a Neurociência, até os 35 anos você provavelmente já memorizou uma série de comportamentos, atitudes, crenças, reações emocionais, hábitos, habilidades, respostas condicionadas e percepções que agora vivem no seu subconsciente - estão programadas. Portanto, podemos dizer que até os 35 anos boa parte da sua identidade está formada também, certo?

Isso é verdade, mas não é uma sentença, pois por conta da capacidade mental (plasticidade cerebral) e emocional de adaptação, podemos nos reinventar a qualquer instante, se assim o quisermos.

Todas as experiências e pessoas que...

Continue Reading...

Setembro Amarelo 2019: Entendendo Melhor Esse Mês

No dia 10 de setembro foi celebrado o dia da prevenção do suicídio. Logicamente, é apenas um dia para que se possa trazer uma reflexão e atenção maior a esse problema seríssimo, na verdade deveria ser uma campanha de todos os dias, o ano inteiro.

Esse é um assunto que me preocupa não apenas como médica, mas como cidadã, mãe, como alguém que está inserida na sociedade moderna com todos os seus problemas, crenças distorcidas e catástrofes de toda ordem.

O suicídio tem a ver com doenças mentais, como depressão e distúrbios de personalidade, mas também tem a ver com outros aspectos sociais e emocionais que vão além do aspecto de saúde psíquica.

De forma resumida, suicídio se liga à percepção individual dentro da sociedade. Por exemplo:...

Continue Reading...

Despertando o Poder Feminino Em Você

"Ser nós mesmos nos faz acabar exilado por muitos outros. No entanto, cumprir o que os outros querem nos leva a nos exilar. ”

 Clarissa Pinkola Estés

Talvez você tenha sido criada para ser uma garota submissa, doce, que brincava de Barbie e nunca devia falar palavrões. Ou talvez você quisesse brincar com ferramentas ou escalar árvores, e aí você era chamada de "moleca" ou adjetivos masculinos.

Então você cresce e se molda ao que esperam de você: salto alto, maquiagem, "não seja mal educada, fale com o cara" passando na sua cabeça na balada ou em qualquer situação em que um homem invadisse seu espaço, seja com palavras ou atos.  

E lá ia você, tentar a carreira dos sonhos (não necessariamente SEUS sonhos, talvez os dos seus pais, ou aquele que parecia que ia te levar mais longe), para o relacionamento dos sonhos (que de sonho...

Continue Reading...

O que te trouxe até aqui, não irá te levar para o próximo nível da sua vida - Como fazer diferente?

 

Você já escutou essa frase?

Não se engane, melhorar e/ou mudar de vida depende somente de você!!

Experiências passadas são super importantes e nos ajudam a caminhar pela vida, porém em cada fase da vida precisamos de diferentes atributos e talentos para ir um pouco mais além. Parece óbvio, mas muitas vezes insistimos em algo que funcionou no passado, mas que agora claramente precisa de um ‘up’, ou seja de uma ‘melhorada’ pra irmos para um outro nível que estamos buscando.

Por exemplo, se você se mudou do Brasil para o exterior, as coisas que você utilizou pra essa mudança não servirão em sua maioria para se estabelecer e crescer no seu novo país. Se faz necessário então, uma avaliação honesta do que é preciso para essa nova fase para a partir daí se fazer um novo planejamento de ação. 

...
Continue Reading...

Por que a Lei da Atração não está funcionando pra você?

Ok, vamos cair na real aqui? Lei da atração do jeito que tem sido ‘vendido’ por aí, não existe!

O conceito da lei da atração, guardando as devidas proporções, é baseado em leis físicas e filosóficas que vão além da comercialização de produtos e ideias que mexem com o imaginário das pessoas no que diz respeito a realizar sonhos e desejos.

E na verdade, a lei da atração não é algo que “funciona” ou “não funciona”. E também isso não é uma nova “técnica” que você pode aplicar para obter informação sobre o futuro. E muito menos foi algo ‘descoberto’ ou inventado pela Rhonda Byrne que escreveu o livro (e documentário) ‘O Segredo’. 

A lei da atração portanto é um princípio/conceito que...

Continue Reading...

Como buscar um ponto de equilíbrio, quando tudo em volta parece um caos e estagnação?

bem-estar equilíbrio Jul 23, 2019

Inicialmente a palavra equilíbrio é um pouco traiçoeira porque nos leva a crer em uma vida de perfeição em que tudo parece alinhada só então, viver-se uma vida plena.

 

Mas equilíbrio pra mim, em minha experiência pessoal e profissional, é uma palavra com muito mais flexibilidade de interpretação do que possa parecer.

 

Pois sabendo que somos seres humanos diversos um do outro e de uma complexidade imensa, além de vivermos em um mundo em contínua mutação, equilíbrio tem de ser visto como algo pessoal e relativo, ou seja, o que funciona pra uma pessoa pode não funcionar para uma outra pessoa.

 

Então como buscar equilíbrio no meio de tanta incerteza … que o nosso cérebro interpreta como ‘caos’?

 

Primeiro precisamos partir da premissa que o único ponto em comum nessa busca por equilíbrio,...

Continue Reading...

Precisamos viajar para obter o efeito de ‘Alegria’ de viagem?

felicidade férias Jul 13, 2019

Para viajantes inveterados, uma viagem boa e longa pode ser a única maneira de sentir a ‘adrenalina’ (motivação) que viagens oferecem. O único problema é quando só se considera que a vida está sendo vivida quando chegam as férias.

Eu era uma dessas pessoas que viviam pelas férias que estavam por vir. Durante os meus muitos anos de trabalho em hospitais como médica residente e depois da residência, em que eu estava sempre tão exausta, que as férias eram minha pequena escapatória e chance de descansar e viver a vida … Faltava equilíbrio, né?  

Ao longo dos anos fui entendendo que a vida ocorre no dia a dia, e não numa projeção contínua de me permitir viver somente em pequenos períodos de tempo no futuro. E observei que se bem planejado e priorizado, não apenas eu poderia ter pequenos momentos de ‘time...

Continue Reading...

Você é uma pessoa livre?

liberdade Jul 05, 2019

Nessa semana celebrou-se o dia da independência dos Estados Unidos, onde moro e muito se falou sobre LIBERDADE.

 

E embora existam diferentes níveis de liberdade entre os países, e exista um ‘custo’ pra essa Liberdade, sabemos que Liberdade ainda é um ideal a ser alcançado em nível de nação e também em nível individual.

 

Por exemplo tanto aqui nos EUA como no Brasil, Europa e outros países do mundo ocidental, usufruímos de uma (certa) Liberdade social, política e de expressão comparados com locais que sofrem com guerras e conflitos explícitos de violação de direitos humanos. …

 

Mas no dia a dia, muitas vezes não nos sentimos livres nem como cidadão, nem como indivíduo, mesmo vivendo em locais em que a Liberdade da sociedade é de certa forma preservada.

 

Como Liberdade é um assunto...

Continue Reading...
1 2
Close

50% Complete

Two Step

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.