Blog

 

Como a gratidão melhora a sua vida, para melhor, segundo a neurociência

Oct 25, 2023
Imagem de Daniel Reche por Pixabay

O efeito da gratidão no cérebro é um assunto que tem sido pesquisado a muito tempo. Embora pareça coerente que uma pessoa grata seja uma pessoa mais saudável emocionalmente e mais feliz, mas ainda e confuso sobre: como ser grato para atingir uma plenitude mais positiva na vida e como a gratidão (não confundir com conformismo e submissão) traz benefícios ao nosso corpo, mente e rotinas cotidianas na vida pessoal, profissional e comunitária.

Estudos em neurociência tem evidenciado que memórias boas e pensamentos positivos ativam certos neurotransmissores (substâncias químicas como dopamina e serotonina) que por sua vez, promovem um impacto positivo em vários órgãos e no bem-estar geral do corpo e da mente. 

A dopamina e a serotonina, mais especificamente, promovem sentimentos de contentamento. E o cérebro não diferencia se você está apenas pensando em algo agradável ou se está realmente acontecendo.       Ou seja, a resposta do corpo na liberação desses neurotransmissores será a mesma, e o resultado também. 

Segundo esses estudos, a gratidão tem efeitos positivos no cérebro e na qualidade de vida. Aqui estão cinco maneiras como a gratidão pode moldar o seu cérebro e melhorar a sua vida:

 

Imagem de Minh Thái Lê por Pixabay 

 

  1. Ativação do sistema de recompensa: A prática da gratidão está associada à ativação do sistema de recompensa do cérebro, que envolve a liberação de dopamina. Isso pode criar uma sensação de bem-estar e felicidade, melhorando a forma como a pessoa interaje com as circunstancias em sua vida e consequentemente melhorando sua qualidade de vida. 

  2. Redução do estresse: A gratidão pode reduzir a produção de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse. Isso ajuda a diminuir os níveis de ansiedade, melhora atividades cognitivas e discernimento em suas decisões ao lidar com o mundo a sua volta. E indiretamente, também diminui doenças relacionadas à exposição crônica ao stress. 

  3. Fortalecimento das conexões sociais: A expressão de gratidão de uma forma saudável, e baseado no que a pessoa já é e tem, fortalece as relações interpessoais ao permitir uma maior autenticidade nos relacionamentos. Isso ocorre porque, ao demonstrar apreço por outras pessoas, você reforça os laços sociais, promovendo emoções positivas e a liberação de substâncias químicas ligadas à interação social, como a oxitocina. 

  4. Melhoria da resiliência emocional: A gratidão pode ajudar a construir uma maior resiliência emocional diante de dificuldades e crises. Quando você se concentra no que é positivo e nas coisas pelas quais é grato, torna-se mais capaz de enfrentar desafios e superar adversidades. Sentimentos como culpa e vergonha também não tem muito espaço em um ambiente de gratidão genuína, e a pessoa tende a reconhecer o seu papel na circunstâncias e assim ser mais pontual no que precisa ser feito e avaliado, o que reforça sua resiliência. 

  5. Promoção da saúde mental: Praticar a gratidão regularmente está relacionado a melhorias na saúde mental. Pode ajudar na redução dos sintomas de depressão e ansiedade, além de aumentar a autoestima e a satisfação com a vida.

Um outro aspecto da gratidão, explicado pela física quântica, é o aspecto energético que de forma bem simples pode ser explicado como sendo a vibração positiva, irradiada ao ambiente, como ondas de rádio, quando a pessoa se coloca verdadeiramente em um estado de gratidão e consegue ter o sentimento de bem-estar advindo dessa sensação.

Dessa forma, o estado de gratidão 'conecta' esse indivíduo com outros estados de vibração semelhante, o que faz com que essa pessoa se conecte com situações que tenham um grau similar de positividade. Como resultado, oportunidades que tenham vibração semelhantes `a gratidão, serão mais facilmente identificadas e atraídas para a vida dessa pessoa.

Não é simplesmente um efeito de 'lei da atração', mas um fenômeno físico quântico, que por si só já valeria a pena ser uma pessoa grata para atrair o que de melhor voce merece. Concorda?

Em resumo, a gratidão tem efeitos profundos no organismo e na vida da pessoa como um todo, contribuindo para uma existência mais saudável, feliz e potencialmente com mais oportunidades de alta vibração

Portanto, incorporar práticas de gratidão em sua rotina diária pode ter benefícios significativos para o seu bem-estar fisico, mental e emocional. E na qualidade de sua vida!

Vamos pensar nisso?