Blog

 

Sucesso na Vida é uma Questão de Cabeça? A Neurociência Pode Ajudar

felicidade mentalidade mindset neurociência prosperidade ressignificar saúde mental sucesso Mar 07, 2024
Averie Woodard - Splash.com - Royalty free usage

 

Para falar em sucesso, devemos primeiro entender o que é sucesso, por ser um conceito subjetivo que pode ser interpretado de formas muito diversas. Vários fatores, como cultura, valores, experiências, circunstâncias, expectativas, ambiente e crenças, podem influenciar a noção de sucesso das pessoas.

Esses fatores com o passar dos anos, de forma consciente e subconsciente, moldam a mentalidade (mindset) da pessoa. Esse mindset guia a pessoa a tomar decisoes e a definir passos para atingir seus objetivos durante a vida.

Portanto, o entendimento de sucesso é um reflexo do mindset de cada um e deve ser visto como uma jornada pessoal e única. Daí ser tão importante compreender seu mindset, se autoconhecer para identificar desafios internos que possam estar a dificultar ou até impedir o seu sucesso. 

Sugiro que ao ler este artigo, tente primeiro entender sua propria sua definição de sucesso neste momento da sua vida. E observe padrões seus de pensamentos e comportamento, seu mindset, que se repetem em momentos pontuais. Como você lida com esses padrões no dia a dia? 

Depois com o tempo, busque a ajuda necessária para se aprofundar nessas questões e 'mergulhe' em autodesenvolvimento. Seu futuro 'eu' agradece!

Portanto, ao compreender, pelo menos um pouco, o seu comportamento e atitude mental diante das situações, você percebe padrões em sua mentalidade que podem ou não ser benéficos, influenciando assim o seu sucesso.

E essa busca por entendimento tem a ver com a neurociência, assunto desse artigo.

 

A neurociência é uma disciplina interdisciplinar que estuda o sistema nervoso.

 

 

Mas não se preocupe, aqui não vamos estudar ciência, mas sim citar como alguns princípios da neurociência podem nos ajudar a reformular pensamentos e padrões de comportamento para alcançar o sucesso que desejamos e merecemos.

 

Alguns princípios gerais da neurociência para ajudar em suas reflexões:

 

1) Um dos princípios fundamentais da neurociência é a neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de se adaptar e mudar ao longo da vida.

Com isso, cai por terra um dos grandes paradigmas da nossa cultura, que é: “pau que nasce torto, morre torto”. Já sabemos que isso não é verdade. Não estamos presos a padrões de pensamento ou comportamento que nos limitam; Podemos reprogramar nossos cérebros para fazer mudanças que façam mais sentido para nós. Com treinamento adequado e prática consistente, podemos fortalecer as conexões neurais associadas às habilidades e comportamentos desejados, abrindo caminho para o sucesso.

 

2) Outro princípio é que a neurociência nos ensina sobre a importância da regulação emocional para o sucesso. As emoções desempenham um papel importante em nossas vidas, influenciando nossas decisões, relacionamentos e bem-estar geral. Aprender a reconhecer e compreender as nossas reações e padrões emocionais em resposta ao que nos acontece diariamente ajuda-nos a observar as nossas emoções no contexto da saúde, o que pode ser considerado benéfico. Com o tempo, esta compreensão e regulação interna podem ajudar-nos a superar obstáculos, lidar com o stress e manter o foco nos nossos objetivos, que são fundamentais para alcançar o sucesso.

 

3) Compreender os padrões de pensamento e crenças que moldam nossas vidas. A neurociência revela que nossos cérebros estão programados para buscar coerência e segurança, o que muitas vezes nos leva a nos apegarmos a crenças limitantes e autolimitantes. Porém, ao tomar consciência desses padrões e analisar essas crenças, podemos abrir espaço para o crescimento pessoal e a realização de nossos sonhos.

Padrões de pensamentos, emoções e comportamentos podem ser muito sutis e até passar despercebidos, pois muitas das vezes são subconscientes. Em outras palavras, esses padrões são 'armazenados' em nosso cérebro como resultado de experiências, pensamentos, sensações, ensinamentos ao longo da vida, e muitas vezes não temos consciência de sua existência por serem subconscientes. Porém nossas reações repetitivas (padrões) ao que nos acontece ao longo da vida, gradualmente "desmascaram" esses fatores como sendo de origem subconsciente e portanto, presentes e ativos. E nem sempre nos beneficiam.

 

Concluindo, o sucesso na vida depende realmente da cabeça!

 

Ao tomar conhecimento de alguns princípios básicos da neurociência, podemos nos conhecer melhor. E saímos daquele espaço de frustração em não alcançar nossos objetivos, porque agora sabemos da existência de padrões que podem estar boicotando nosso sucesso sem que percebamos. 

Muitas vezes, o que nos prejudica é o nosso padrão subconsciente de pensamentos, emoções e comportamento. Mas sem saber passamos a vida repetindo ciclos que já não nos beneficiam, e chamando isso (erroneamente) de destino.

Com o conhecimento dos princípios da neurociência em nosso dia a dia e das práticas que nos levam ao autoconhecimento, podemos otimizar nossa saúde mental e emocional para promover o sucesso e a qualidade de vida que tanto desejamos.

Práticas como meditação, exercícios respiratórios e atividades que promovem a resiliência emocional podem fortalecer a nossa atividade e saúde mental, ajudando-nos a enfrentar os desafios da vida de forma mais eficaz. E assim, potencialmente, podemos maximizar nossas oportunidades e aprendizados para criar bases sólidas e sustentáveis ​​para o sucesso.

 

Photo credits: Averie Woodard - Splash.com - Royalty free usage