Blog

 

Você se sente um(a) ‘influencer’?

impacto positivo influenciador Oct 12, 2019

Influencer/influenciador virou uma palavra da moda. É um termo geralmente ligado às mídias sociais e principalmente com aqueles que tem fama ou uma grande quantidade de seguidores ou uma ‘lista’ grande de e-mails.

Portanto, quanto mais popular a pessoa for nas mídias e conforme sua apresentação de conteúdo (e opinião) potencialmente terá mais influência. E isso resulta em ‘tendências’, levando até à mudanças na cultura.

Isso pode ser bom ou muito ruim, dependendo da qualidade dessa influência.

Partindo dessa premissa, acho interessante referirmos no seguinte: 

1) quem merece sua atenção na mídia? como você se deixa influenciar?

2) qual a qualidade da sua influência em sua vida, nos que estão à sua volta, e no seu mundo?

Sim! A influência - literalmente - que temos diante de grupos e pessoas ao nosso redor e no mundo (seja qual for o tamanho potencial do seu mundo) se tornou um dos pontos chaves de como criamos a vida que queremos e como podemos contribuir  na vida de outros e de nossas comunidades.

Pra entender melhor isso, estou participando nessa semana do evento Influencers, do Brendon Burchard, um dos meus coaches aqui nos EUA, onde moro.

Esse evento traz influencers americanos que estão fazendo a diferença no mundo e achei necessário trazer minha visão sobre isso.

Pegando esse evento como gancho, acho interessante refletirmos sobre como todos somos influencers de uma maneira ou de outra - quantas vezes você decidiu comprar algo por conta de uma sugestão de um amigo ou alguém próximo, por exemplo? Quantas vezes você influenciou alguém na escola ou na faculdade... ou até alguém em seu trabalho ao oferecer uma orientação ou até oferecer uma palavra amiga? E com família e amigos? E ao passar na rua e oferecer um sorriso a um desconhecido....

Enfim, você entendeu meu ponto, em todo momento mesmo quando não percebemos estamos influenciando indivíduos ou grupos de pessoas ...

E essa influência pode ser positiva ou negativa, nossa escolha sempre!!

Daí haver uma responsabilidade ainda maior de quem tem uma plataforma mais abrangente e cabe a nós observarmos (pra discernir o joio do trigo) sobre quem são realmente modelos e contribuidores em suas áreas e se essa contribuição é positiva, enriquecedora e se agrega valor para uma vida melhor pra todos. 

 3 dicas para uma influência positiva:

a) seja autêntico no que diz. Se não  acredita em uma certa coisa ou se não tem certeza da veracidade do conteúdo, não o propague e não o incentive.

b) busque colaborações e modelos cujas ações e missão de vida sejam coerentes com o que falam e que estejam em alinhamento com o que você acredita e quer trazer pra sua vida.

c) seja coerente com o que diz; reflita sempre e está ok voltar atrás em alguma opinião e se desculpar. Mas sempre seja íntegro com o que fala e como age, pois tudo o que fizer e falar influência e impacta a si próprio e a outros, muitas vezes até sem notar.

Comente abaixo, como você pode ser um influencer melhor pra si e para os outros?

com carinho,

Siglia