Blog

 

Como Aprender com o Passado para uma Vida mais Próspera?

felicidade passado reflexão sucesso Sep 26, 2019
 

- > Veja o vídeo para uma reflexão sobre esse tema.

Pare um instante e lembre do seu passado ... até onde você se lembra?

Pensar no passado traz boas lembranças? Ou isso a deixa triste, ressentida e até com raiva?

E as amizades e amores antigos, e a época de escola, da faculdade e de outros momentos significativos na vida? Como você se sente?

A forma como você percebe o seu passado e como isso a impactou tem uma influência enorme na forma como você se percebe hoje, a sua autoidentidade (o que inclui sua autoestima) e a perspectiva que tem do mundo em geral. 

Se você sentir dor com esse seu passado, busque conhecer em que ele lhe aflige, procure ajuda se precisar mas faça as pazes com sua história. Não precisa (e não deve) concordar ou aceitar tudo o que lhe traumatizou e foi prejudicial mas aprenda com esse passado para 'limpar memorias', curar-se e assim renascer para fazer um futuro diferente e melhor. Pode não parecer mas você é o(a) responsável pela forma como pensa, interpreta e direciona sua vida. 

Honrar o seu passado, tem há ver não com aceitar tudo o que passou mas pelo contrário, aprende-se a ter compaixão consigo, com a pessoa que éramos naquele momento, fizemos o nosso melhor com o que sabíamos e com o que tínhamos até então. Importante também lembrar que somos fortes o suficiente pra nos reinventarmos e fazermos diferente de agora em diante... não é fácil, mas é possível, e isso é o que importa.

Honrar o seu passado significa honrar a sua vida e não sentir mais vergonha, culpa, raiva, tristeza ou qualquer outra emoção que lhe desmotiva e diminui no momento presente.

E onde entra a prosperidade no meio disso?

Simples: ao entender que seu passado trouxe lições importantes, você conseguirá exercitar uma das principais ferramentas para atrair o melhor para sua vida: gratidão. Apenas com a gratidão você consegue criar a energia da prosperidade.

Isso porque se você se sentir abundante e grato com o que possui nesse momento, você terá liberdade porque sua felicidade não dependerá de resultados futuros. Seja o que acontecer, você ja se sente abundante e grato. E quanto mais receber da vida, esses sentimentos ja existem, apenas serão reforçados mas não são dependentes de resultado, entende? E então poderá ir na direção dos seus planos sem ansiedade e sem medo de perdas para atingir a felicidade a qualquer custo.

Isso ajudará muito no seu processo de abundância e felicidade, porque independentemente do que ocorrer, mesmo que não consiga o que quer, você já estará sendo grato e se permitindo sentir a prosperidade (não apenas financeira, mas também emocional, mental e esporte) na vida.

Porque não importa o que esteja buscando, de um modo ou outro, todos buscamos bem estar, saúde financeira e riquezas nas relações, precisamos sentir essa abundância antes que aconteça.

Vamos aprender com o que passou e ir em frente?

Um abraço,

Siglia Diniz.