Blog

 

Como não procrastinar em 2020? Entenda o que o bloqueia e como evitar!

foco inteligência emocional procrastinação sucesso Dec 13, 2019
Você planejou, trabalhou seu 'mindset', entende a importância dos seus planejamentos... mas por alguma razão você adia as tarefas. Por que isso ocorre?

Em 2020, aprenda a fazer diferente.

Ok, é necessário esclarecer: falar sobre procrastinação é falar sobre um sintoma.

Sim! Procrastinação é um sintoma de algo que não quer fazer - podemos procrastinar uma dieta, clareamento dentário, até se lançar em uma carreira.

Em seu TED Talk chamado "Por dentro da mente de um procrastinador", Tim Urban explica que os procrastinadores têm um cérebro especial: existe o "tomador de decisão racional" que todo mundo tem e depois existe o "macaco da gratificação instantânea" que faz tudo ao seu alcance para se divertir agora, em vez de fazer o que precisa ser feito.

Mas se houver um prazo envolvido, o “monstro do pânico” aparecerá no momento certo (o último momento sempre) para evitar um desastre.

Então por que realmente procrastinamos?

Geralmente não é uma questão de preguiça e lentidão. Procrastinação geralmente é um sintoma de problemas muito mais sérios, como por exemplo:

1) depressão e ansiedade

2) medo do desconhecido, de fracasso. E e `as vezes até medo de ser bem sucedido, o que pode acarretar em muitas mudanças `as quais a pessoa não está pronta para viver porque com mudanças advém ganhos e perdas, e nem todo mundo está preparado para 'let go', deixar ir o que não mais beneficia para receber novas experiências. 

3) Pode ser que o timing não esteja favorável para algo ser feito mesmo que intelectualmente a pessoa queira honrar seu planejamento, mas não é a hora certa para tal iniciativa, e a pessoa sente isso bem lá no fundo ... e sua resposta mental e emocional é 'boicotar' o seu próprio planejamento e procrastinar.

4) Ou existe alguma razão (subconsciente) para que você se impeça de realizar o que lhe é importante. Essa razão pode estar atrelada`a algo que em nível mental é percebido como perda de algum benefício (real ou fantasioso) ou até de sua segurança de sobrevivência. 

Por exemplo: procrastinar estudar para provas de admissão em seu curso de doutorado, que seria crucial para seu desenvolvimento profissional, pode ser percebido emocionalmente como  menos tempo pra família ou um peso para uma relação pessoal que já está desgastada e a qual você receia perder.

 Mas calma, tem solução pra procrastinação!!

Ainda há esperança: dicas para evitar a procrastinação em 2020 (e sempre):

 1) Pergunte-se: por que eu estou evitando viver a vida que eu quero?

Nem sempre é ruim procrastinar: as coisas têm sua hora, e se você não se sente preparado, acabará procrastinando.

A questão é que na maioria das vezes não é saudável, por isso você deve se questionar sobre isso sempre. 

Aqui estão 4 perguntas importantes a serem feitas:

a) Quais são / são as crenças subjacentes que tenho quando procrastino?

b) Posso identificar essa crença em relação ao meu medo?

c) Posso identificar essa crença com outros pensamentos relacionados a sair da minha “zona de conforto”?

d) Onde no meu corpo "sinto" uma sensação de desconforto quando procrastino?

Através dessas perguntas, você vai entender de forma mais ampla a razão da sua procrastinação (e parar sentimentos de culpa para focar no que deve ser realmente feito nesse momento) 

2) Invista em Pequenos Hábitos

Logo após terminar o café da manhã, abra um novo documento do Word. As chances são de que você comece a escrever algo e entre no fluxo de fazer as coisas.

Defina seu gatilho, e uma ação realmente minúscula que você executará, e mantenha-o antes de adicionar mais etapas. Por exemplo: se você trabalha em casa, mas tende a se distrair constantemente com a organização da casa, com Netflix, cozinhar, filhos, etc, acostume-se a ir a um lugar que a ajude a se organizar e trabalhar sem essas tentações.

Ou seja, a cada vez que você chega ao Lugar X, você mostra à sua mente que o objetivo é sair dali com seu trabalho/projeto/tarefa terminado.

Se você continuar procrastinando e não agindo nos seus negócios e na sua vida, busque ajuda, uma comunidade, um coach, um terapeuta, um mentor, enfim ... pessoas que a façam responsável para atingir sua meta. Qual é o seu plano quanto a isso?

3) Altere a energia que faz você procrastinar

Cada vez que sentir que a sua energia está indo ladeira abaixo e dando margem para pensamentos não muito estimulantes tomarem conta da situação (sabe aquela voz lá no fundo da cabeça que começa a lhe convencer a deixar pra depois?), simplesmente  interrompa esse processo, não alimente os pensamentos e eleve sua energia..

Sim, isso mesmo: você não é dominado pelos seus pensamentos e nem pela sua energia, coloque-se no comando de mudar seu estado mental, mesmo que o seu corpo queira ir em direção oposta.

Sempre que você sentir que está procrastinando, literalmente 'enrolando', reveja suas intenções pra sua vida, se lembre porque é tão importante (sua razão, seu propósito) completar os prazos e tarefas que estão sendo procrastinados, e mude intencionalmente sua energia!

Levante-se, dance, faça algo diferente! Aumente sua energia, se reconecte com seu propósito, refaça planos se preciso for, recomece com pequenas tarefas mas não procrastine, porque procrastinar é  um tipo de desistência dos seus sonhos e de você mesmo. 

E caso você ainda se sinta com dificuldades em deixar de procrastinar, leia meu ebook gratuito "Você é a Resposta da Sua Busca", que traz diversos hacks mentais para tornar sua mudança simples, fácil e leve. Baixe-o aqui.

Deixe seus comentários sobre suas dificuldades em parar a procrastinação, e  escreva em seu jornal como planeja identificar o que acredita estar realmente por trás desse boicote de sonhos, além de como planeja 'trabalhar' esse padrão de comportamento de uma forma que finalmente você possa honrar os seus planos e sua vida.

Você consegue!!

Grande abraço,

Siglia