Blog

 

Fim de ano chegando: já realizou o que tinha se prometido no início do ano?

alta performance autoconhecimento metas de fim de ano Oct 31, 2019

Um dos grandes desafios quando o fim do ano se aproxima é avaliar o que foi feito e se as metas definidas para o ano foram atingidas. Muitas vezes, o problema não é nem mesmo o objetivo realizado em si mas sim o significado que damos para a realização do que foi planejado.

Na verdade, tudo se complica quando atrelamos o nosso valor como pessoa, como profissional, ou seja, quando achamos que o nosso sucesso reflete a nossa identidade e portanto quem somos como pessoa.

Portanto, antes de qualquer avaliação sobre suas realizações (e o que falta realizar nos últimos dois meses do ano), tenha certeza que a sua identidade e o seu valor como ser humano não são relacionados ao que conseguiu (ou não) realizar.

Esse princípio é uma das bases para se criar um mindset (consciência, mentalidade) fundamentado em saúde mental e discernimento sobre o que realmente importa na vida, em vez de se iludir com valores que apenas nos diminuem e que não contribuem para a nossa felicidade.

Você não precisa de validação externa do resultado dos seus empreendimentos pra se sentir bem sobre si mesmos.

Em qualquer planejamento, existem muitas variáveis que podem favorecer ou não suas estratégias e a realização de seus sonhos. E logicamente existem dificuldades inerentes a qualquer iniciativa.

Portanto, para não se desmotivar e continuar investindo seu tempo e recursos em seus planejamentos é necessário refletir, e fazer o que os americanos chamam de soul-search (uma busca na alma) sobre a razão, o propósito real por trás da vontade em realizar esse objetivo pois isso mostrará se o que você quer é apenas uma boa ideia ou algo que realmente deseja.

E como avaliar se os objetivos pendentes para 2019 são verdadeiramente algo que queira e que fará uma diferença em sua vida?

1) Reavalie quantos objetivos estão pendentes, priorize o que precisa ser feito em 2019 e refaça seu planejamento para o que pode ser transferido para 2020.

2) Pergunte-se com sinceridade qual a consequência, o preço (emocional, mental, financeiro, profissional, familiar) que lhe custará se esse objetivo não for realizado esse ano (ou nunca). Use essa resposta como seu incentivo para realizá-lo

3) Reavalie o conjunto de habilidades e ferramentas que serão necessárias para apoiar a realização desses objetivos até o final do ano. Clique aqui para usar a minha ferramenta para que o(a) ajude a planejar essas atividades por dia, semana e mês.

4) Re-planeje seus sonhos com um prazo exato para finalização.

5) Faça um compromisso consciente e sério com si próprio, você merece respeito e merece realizar seus objetivos para a melhoria da sua vida e de sua família, para a felicidade de todos.

Seja responsável com o que prometeu a si mesmo(a). Porém, uma vez tendo feito o seu melhor, CELEBRE seja qual for o resultado, mesmo uma pequena vitória já conta... até o fato que você fez uma reavaliação e tentou o seu melhor, já deve ser motivo de celebração.

Comente se esse artigo foi útil para lhe motivar a reavaliar seu planejamento de 2019, e fique à vontade para me perguntar algo em que eu posso ajudá-los/ajudá-las um pouco mais nesse processo de finalização do ano e realização de seus objetivos.

Com carinho, 

Siglia Diniz