Blog

 

O que fazer durante a pandemia da COVID19 em 2020?

coronavirusbrasil coronavírus covid19 covid19brasil fiqueemcasa fiquemcasa oms podcastbrasil quarentena Apr 20, 2020
Informações e links úteis para se educar e se planejar!!

Sei que não está fácil, mas essa é a hora de agir com prudência e estratégia para se ter sucesso ao final dessa pandemia. Veja aqui algumas ideias de como fazer a diferença.

O COVID19 pegou vários países de ‘calça curta’ na Europa no início da pandemia. Em Dezembro/19 vimos na TV o que parecia ser uma epidemia local na China mas pouco se acreditava que o vírus atravessaria as fronteiras e se instalaria em quase todos os países do planeta de acordo com as estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) no final de abril de 2020. 

A Itália foi o país mais afetado pois os casos cresceram rapidamente em final de fevereiro, antes da OMS avaliar essa situação como pandemia (transmissão em larga escala mundial) e não se conhecia muito o comportamento desse vírus até então, e principalmente fora da China. E hoje já sabemos dos números horrendos de transmissão e morte na Itália, o que levou o país a um ‘lockdown’ e uma potencial falência como nação depois que isso tudo passar.

                             Photo by eberhard grossgasteiger on Unsplash

A Alemanha, por outro lado, teve um destino muito diferente, um resultado de sucesso, porque ao diagnosticar em 27 de Janeiro o primeiro caso de uma alemão infectado, as autoridades governamentais e de saúde foram proativas e o isolaram, como também a todos que se comunicaram com ele. E a partir desse momento, testes maciços começaram a ocorrer semanalmente, com quarentena guiada pela informação dos infectados, com ou sem sintomas, que foram então isolados e monitorados para evitar a transmissão.

Isso tudo aconteceu antes até mesmo dos casos acontecerem na Itália. Isso chama-se responsabilidade governamental, uso da ciência e conhecimento de virologia e saúde pública para guiar as medidas de contenção viral e pronta resposta da população. Em final de abril, testes maciços e quarentena consciente tem sido ainda o approach, colocando a Alemanha inclusive em condições de ajudar a Itália, quando várias doentes foram mandados isolados em um trem para serem tratados por lá. Prova de que organização politica e social aplicadas de forma proativa e fundamentados em ciência, resultam em sucesso.

                                       Photo by Shobhit Sharma on Unsplash

Infelizmente os Estados Unidos, onde moro, perderam a janela de oportunidade de se precaver e minimizar o número de infectados e mortes, pois com a demora do governo federal em agir e reconhecer a existência da pandemia, o país se colocou em uma situação dificílima. Em final de abril/2020, os EUA é o número 1 em infecções e mortes devido ao COVID19, se encontra no meio de um caos nacional em que as instruções desencontradas fazem com que alguns estados, como a Flórida, tenham recebido autorização para sair da quarentena, piorando ainda mais as perspectivas futuras.

O Brasil também perdeu a janela de oportunidade, em minimizar o impacto dessa pandemia na população e na economia, colocando o país em uma situação ainda mais complicada, pois a falta de uma administração com medidas sérias faz com que o Brasil nem tenha uma dimensão da extensão do problema no momento e para o futuro. A população encontra-se desamparada principalmente os mais necessitados e a economia vai sofrer até mais do que já se espera, pois a desorganização no lidar dessa pandemia traz consequências ainda mais deletérias do que a própria quarentena e os problemas de saúde pública.

Mas, muito ainda pode ser feito ...

Nesse momento, é muito importante que todos se eduquem o máximo que puder e ajudem, seja financeiramente ou com mantimentos ou no como voluntários aqueles que estão mais próximos (exemplo: seus empregados, secretária, manicure, jardineiro, algum parente com menos condições financeiras etc), mas precisa ser uma ajuda substancial para auxiliar a pessoa sobreviver durante esse tempo.

Se você tem empresa, veja a possibilidade em doar uma parte do seu lucro. O ator Caco Ciocler deu a ideia em que empresas que doarem 1% do seu lucro de 2019 entram para a lista #listafortesbrasil e serão divulgados gratuitamente em suas mídias e de outros atores, veja aqui: https://www.instagram.com/cacociocler/

Pense em outras situações, como sua empresa pode ajudar também.

Lembre que nesse momento, em todos os países, incluindo o Brasil, os sistemas de saúde, as pessoas mais pobres, as instituições, os mais fracos de saúde e todos em grupo de risco (não apenas os idosos, o Brasil é o país com maior número de contaminados abaixo de 60 anos) todos deveriam estar sendo protegidos com medidas governamentais e de saúde sérias, e uma parte da população em vez de estar discutindo política era pra estar cooperando 100% com a quarentena e ajudando no que puder os setores que não podem parar e exigindo seriedade do governo em vez de seguir cegamente o governo como fantoches ....

... o governo trabalha para o povo e não o contrário! Eduque-se antes de seguir cegamente recomendações equivocadas.

Se cada um fizer sua parte, e exigir responsabilidade das autoridades, essa pandemia poderá ser contida e a vida voltar a ter alguma normalidade o quanto antes.

                                Photo by Phinehas Adams on Unsplash

Sair da quarentena precisa ser com MUITA RESPONSABILIDADE e estratégia, com testes sendo aplicados maciçamente na população e somente após os números de infecção e mortes começarem a diminuir, o que não está acontecendo ainda no Brasil e nos Estados Unidos.

Esse não é o momento de politizar e seguir doutrinas políticas `as cegas mas de nos educarmos e posicionarmos para ajuda e cooperação de verdade para que assim essa fase possa ser superada e os prejuízos poderem ser avaliados para começar logo a fase de recuperação.

Coloquei LINK ABAIXO do  último episódio do meu PODCAST 'Vida sem Fronteiras'  onde eu explico a importância e o impacto de uma pandemia, como vemos nessa experiência com o Covid19. Enfatizo com dados estatísticos e científicos que pandemia e um fenômeno relativamente incomum mas com um potencial para consequências seríssimas do ponto de vista humano, de saúde pública, social e econômico. Daí a importância de levarmos a sério esse momento da estória e cooperarmos da melhor maneira possível como indivíduos e cidadãos, seja qual for o país que estivermos. 

Como sou médica, com pós-graduação em saúde pública e inclusive tenho trabalhado nos Estados Unidos com desenvolvimento de vacinas e drogas como cientista, muito me interesso por esse assunto e creio que minha experiência profissional pode ser bastante útil a todos nessa fase tão cheia de desinformação e incertezas.

Clique aqui: Meu Podcast sobre a Pandemia e Sugestões pra sair bem dessa situação.

No Podcast esclareço a gravidade dessa pandemia com dados específicos sobre a escassez de recursos, nos Estados Unidos (onde moro) e em outros países.

Ao fim, trago uma nova perspectiva e sugestões para um crescimento pessoal durante essa crise com o objetivo de fortalecermos a esperança de dias melhores nas comunidades e nas nações. 

Links úteis, cujas informações menciono nesse episódio:

Harvard University: Noticias da Pandemia do COVID19

World Health Organization

Nações Unidas - Ação Humanitária

Information about epidemics and pandemics

Washington Post sobre o Covid19

CDC - Center for Diseases Control and Prevention (Informações atualizadas sobre o COVID19)

Blog sobre COVID19 nos EUA

Mantenha-se saudável, bem informado e coopere no que for possível para sua comunidade e órgãos do setor de saúde. 

Grande abraço,

Siglia Diniz

Main photo: Photo by Dhaya Eddine Bentaleb on Unsplash