Você é uma pessoa livre?

liberdade Jul 05, 2019

Nessa semana celebrou-se o dia da independência dos Estados Unidos, onde moro e muito se falou sobre LIBERDADE.

 

E embora existam diferentes níveis de liberdade entre os países, e exista um ‘custo’ pra essa Liberdade, sabemos que Liberdade ainda é um ideal a ser alcançado em nível de nação e também em nível individual.

 

Por exemplo tanto aqui nos EUA como no Brasil, Europa e outros países do mundo ocidental, usufruímos de uma (certa) Liberdade social, política e de expressão comparados com locais que sofrem com guerras e conflitos explícitos de violação de direitos humanos. …

 

Mas no dia a dia, muitas vezes não nos sentimos livres nem como cidadão, nem como indivíduo, mesmo vivendo em locais em que a Liberdade da sociedade é de certa forma preservada.

 

Como Liberdade é um assunto complexo, eu vou me referir aqui `a Liberdade individual, em uma reflexão sobre SE NOS SENTIMOS REALMENTE LIVRES para viver o que escolhemos, seja qual for a abrangência dessa escolha em termos de viabilidade nesse momento.

 

Somos livres na nossa mente e no nosso coração para sermos o que queremos?

 

Muitas vezes se pensa que Liberdade tem que ser dada primeiro para que a pessoa possa se sentir livre. Outras vezes, pensa-se que a pessoa precisa ter dinheiro e poder para usufruir de Liberdade, quando na verdade, precisa-se primeiro ser livre em nível de consciência e no coração para aí então,  tornar-se uma pessoa realmente livre.

 

Como assim?

 

Vocês já devem ter visto pessoas que tem dinheiro e até um certo poder, e que não conseguem sair de um relacionamento abusivo ou de uma vício ou de um emprego opressor ou se mudar de uma cidade que não gostam etc…

 

E nos perguntamos, como que essa pessoa (aparentemente livre pra fazer o que quiser) não faz o que deve ser feito?

 

Enquanto outras que estão em situações até mais desesperadoras, simplesmente se lançam e fazem o que é o certo pra elas?

 

Essa pessoa (com aparente Liberdade circunstancial) não faz o que deve ser feito porque ela não é livre internamente, em sua mente e coração!! Simples assim.

 

Lógico que podem haver problemas de origem como: co-dependência, traumas, PTSD (post traumatic syndrome disorder), stress, finanças,  etc …

 

Mas mesmo com qualquer problema inerente, a pessoa precisa desenvolver (primeiro!!) o senso de liberdade em seu coração e na mente, para conseguir buscar os recursos necessários para transcender os problemas de origem, do contrário, mesmo quando tudo for resolvido, a pessoa ainda não é livre para caminhar na direção do que quer.

 

E o denominador em comum para qualquer tipo de impossibilidade de sentir-se livre para caminhar adiante, é o MEDO.

 

Em algum nível consciente ou subconsciente, o MEDO impede que voce seja livre até mesmo para buscar soluções para seus problemas mais sérios ou situações limitantes … E `as vezes, mesmo sem um problema sério, as histórias que você conta a si próprio (através de seu sabotador mental) podem ser extremamente escravizantes e tolhem a sua liberdade de ação e de vida.

 

Para ajudá-los a identificar o que lhe impede de ser livre em seu coração e na sua consciência, vamos fazer um exercício de reflexão com a atenção que sua vida merece?

 

                                       PENSE NO SEGUINTE E ESCREVA:

 

1) Em que você não se sente livre para fazer nesse momento de sua vida?

 

2) Escreva todas as ‘amarras’ circunstanciais, fisicas, emocionais que lhe impedem de fazer o que busca para sua vida.

 

3) Qual o medo associado com essas ‘amarras’?

 

4) O que de pior pode acontecer se você se render `a esse medo e não fizer o que quer/precisa ser feito?

 

5) O que de pior pode acontecer se você desafiar esse medo e fizer o que quer/precisa fazer nesse momento?

 

6) O que de melhor pode acontecer se você fizer o que quer/precisa nesse momento apesar desse medo?

 

E ao identificar o que de melhor pode acontecer, Reflita nessas respostas e avalie o ‘preço’  que esteja pagando em render-se `a essas amarras e ao medo inerente.

Esse é o preço por você não desenvolver Liberdade internamente … Quais as possibilidades que você está se negando nesse momento por não ser livre?

 

Uma vez feita essa reflexão, Converse com sua comunidade de apoio, seu coach, terapeuta, pessoas que você confie para que possa fazer um 'shift' de perspectiva (mudança de mindset) e ter uma estratégia e o apoio necessário para acreditar em si e transcender os obstáculos ... Para então poder desenvolver um senso de LIBERDADE (em seu coração e consciência) independente do seu medo.

 

Seja sempre livre de alma para que tenha a LIBERDADE que busca em todos os outros setores em sua vida.

 

Fique `a vontade em deixar comentários em minhas mídias (IG: @drasigliadiniz) ou no website.

 

 

 

Close

50% Complete

Two Step

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.