Blog

 

O que é Síndrome de Burnout?

burnout felicidade inteligência emocional saúde mental síndrome de burnout Nov 29, 2019
Entender o que é Síndrome de Burnout é crucial para manter sua saúde mental em dia.

De forma simples, o conceito de Burnout diz respeito ao esgotamento físico, mental emocional devido `a trabalho excessivo e/ou sobrecarga na vida pessoal. Muitas vezes não é necessariamente definido pela 'quantidade' de trabalho ou encargos na vida pessoal, mas sim, pelo o que a pessoa pode suportar em determinado momento da vida. Portanto, isto é um fenômeno muito individual, o que causaria burnout em uma pessoa, pode não causar o mesmo efeito em outra pessoa, daí a necessidade de respeitar o processo de cada um em situação de burnout.

Entenda o que é a síndrome de burnout, como prevenir ou identificá-la.

Quais os sintomas da Síndrome de Burnout?

  • Cansaço constante e tensão

  • Trabalho excessivo do ponto de vista mental, emocional e físico

  • Crescente estado de esgotamento

  • Não conseguir relaxar

  • Dificuldade em viver de forma feliz e produtiva

     

    Quais são os riscos do Burnout?

É muito importante esclarecer:

Burnout não é um cansaço normal resultante de uma atividade, que melhora com férias e finais de semana. Estar continuamente esgotada(o) NÃO é algo normal, saudável, e nem "chique".

 A partir disso, as mulheres devem buscar avaliar sua situação particular e onde podem buscar ajuda e minimizar suas jornadas e atividades.

Pesquisas recentes em Neurociência mostram que se submeter a rotinas de extremo cansaço e estresse traz consequências prejudiciais a longo prazo.

Porque o cérebro, para compensar a necessidade de respostas rápidas e alertas, coloca-se em um estado de ondas betas. Isso gera uma resposta fisiológica que, a longo prazo, diminui a capacidade de memória, qualidade de vida,  e de bom funcionamento do corpo em geral.

Quem são as pessoas mais afetadas pelo Burnout hoje?

Estima-se que isso ocorra em aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros e 23% em trabalhadores do mundo inteiro, com uma tendência de aumento progressivo.

Além disso, sabe-se que as mulheres sofrem mais com a síndrome do que os homens. Você sabe por quê?

                 Clube das exaustas: por que mulheres são mais afetadas pelo Burnout? 

Devido à mentalidade cultural e patriarcal de que a mulher precisa ser ‘multi-tasking’, ou seja, lidar com diversos afazeres ao mesmo tempo. Assim, elas acumulam não só funções profissionais e familiares, mas cobranças sociais sutis ao longo de sua vida.

Como as cobranças sociais femininas se ligam ao burnout?

A obrigação de parecer perfeita diante da sociedade, o mito da supermãe, perda de valor pessoal com o envelhecimento, geram ansiedade e pressão na mulher.

Como consequência, algumas buscam ‘compensar’ suas atividades e obrigações, com uma performance sobre-humana, para se manter relevante do ponto de vista social, pessoal e profissional.

Esse tipo de mindset contribui em muito para o burnout, acarretando consequências como depressão e até suicídio.

Como prevenir a síndrome de burnout?

Tendemos a nos enganar, e pensar que tirar férias, por exemplo, é o descanso necessário para a recuperação física e mental.

Não se engane: Burnout é um sinal biológico de extinção gradativa da vida. 

Ou seja, prevenir o burnout, ou solucioná-lo, exige mudar a mentalidade relacionada a sucesso e buscar ajuda para uma melhor qualidade de vida.

Dicas para Solucionar a Síndrome de Burnout:

  • Busque ajuda para avaliar sua situação particular  
  • Faça intervalos (2 ou 3 dias) de real descanso e desconexão tanto do trabalho, como de mídias sociais 
  • Mude sua mentalidade sobre real produtividade, sucesso e bem-estar
  • Defina o que importa realmente na vida 
  • Faça atividades físicas durante a semana
  • Tenha uma alimentação saudável e equilibrada
  • Faça atividades que diminuam estresse
  • Yoga, tai chi, dança, massagem, pintura são excelentes
  • Faça coisas que tragam satisfação não relacionada somente à profissão 

                                   

                                   Meditação na Prevenção da Síndrome de Burnout 

A meditação foi comprovada como um método muito eficaz para burnout. 

Isso porque trabalha a sensação de calma e treina o seu cérebro para um ‘shift’, ou seja, mudar temporariamente o funcionamento mental saindo da zona de estresse contínuo para um modo mental mais eficiente para ideias e descanso.

Como as mulheres devem lidar com a Síndrome do Burnout?

A Socialização, trocar ideias e informações é muito importante para o entendimento e para lidar de forma saudável e assim, eliminar o burnout. Além das dicas acima, no caso de mulheres, encontros de mulheres são valiosos para solucionar o problema.

Chamados de ‘women's circles’, são reuniões para trocar ideias, se apoiar e buscar soluções que melhorem suas qualidades de vidas e podem ocorrer semanalmente ou em retiros anuais.

A grande vantagem é que eles promovem a oportunidade da mulher se conhecer profundamente e viver com mais autenticidade, impulsionando assim que ela se empodere e conheça mais sobre o poder feminino de cura.

Burnout e Neurociência - Podcast especial sobre o tema

🎧Para saber ainda mais sobre a síndrome de burnout: eu e a Gina Salazar, especialista em programação neurolinguística, e estrategista em gestão de carreira falamos sobre o tema no meu podcast semanal, o Vida Sem Fronteiras.

Acesse aqui o episódio completo para saber mais sobre o tema.

Como você pode ver, é fundamental reconhecer os sintomas de esgotamento físico e mental, mudar a mentalidade relacionada a sucesso. Burnout tem consequências gravíssimas - busque ajuda para uma melhor qualidade de vida.